# >> Animal de estimação > >> Cães >> saúde do cão
O tratamento da diarréia em cães envolve várias etapas e pode variar dependendo da causa subjacente. Aqui está uma visão geral de como abordar o gerenciamento de diarréia em cães:
1. Determine a causa:
- Identifique a causa potencial de diarréia observando os sintomas, dieta e atividades recentes do cão. É importante descartar sérias condições subjacentes que possam exigir atenção veterinária.
2. Jejum:
- Deixe seu cão jejuar por 12 a 24 horas para dar ao sistema digestivo a chance de descansar. Retenha todos os alimentos, mas verifique se a água doce está disponível. Isso ajuda a reduzir a irritação intestinal.
3. Reintroduz os alimentos lentamente:
- Após o jejum, reintroduziu gradualmente uma dieta branda. Frango cozido ou carne moída com arroz branco ou batata doce são comumente recomendados para sua fácil digestibilidade.
4. Substituição de eletrólitos:
- Os eletrólitos podem ser perdidos durante a diarréia, levando à desidratação. Ofereça ao seu cão uma solução de reidratação ou adicione um suplemento de eletrólito à água para ajudar a restaurar o equilíbrio de eletrólitos.
5. Probióticos:
- Os probióticos são bactérias benéficas que apóiam a saúde intestinal. Dar ao seu cão um suplemento probiótico pode ajudar a reabastecer as boas bactérias no trato digestivo.
6. Antidiarrheals (veterinário prescrito):
- Se a diarréia persistir, apesar das medidas acima, seu veterinário pode prescrever medicamentos antidiarréicos para diminuir o processo digestivo e reduzir a frequência dos movimentos intestinais.
7. Evite produtos lácteos:
- Os produtos lácteos podem piorar a diarréia em alguns cães. Se o seu cão tiver sensibilidades lácteas, evite dar a eles leite, queijo ou outras guloseimas à base de laticínios.
8. Monitore a hidratação:
- A desidratação pode ser uma complicação séria da diarréia. Verifique a elasticidade da pele do seu cão e a cor da gengiva para avaliar seu status de hidratação. Se você perceber sinais de desidratação (olhos afundados, gengivas secas, letargia), procure atenção veterinária imediatamente.
9. Evite reinfecção:
- Se a diarréia for causada por um agente infeccioso (como parasitas), siga as recomendações do veterinário para tratamentos de desparasitação para evitar a reinfecção.
10. Consulta veterinária:
- diarréia persistente ou grave, vômito, sangue nas fezes ou outros sintomas referentes a uma visita ao veterinário. Eles podem realizar testes de diagnóstico, como análise das fezes, para determinar a causa e fornecer tratamento apropriado.
Lembre -se, a diarréia às vezes pode ser um sintoma de uma condição subjacente mais grave. Se a diarréia do seu cão não melhorar dentro de 24 a 48 horas, ou se eles exibirem outros sintomas preocupantes, procure cuidados veterinários prontamente.