# >> Animal de estimação > >> Cães >> saúde do cão
Sim, mudar a comida do seu cão abruptamente pode ter efeitos negativos. Aqui está o porquê:
Questões digestivas:
* dor de estômago: Uma mudança repentina nos alimentos pode levar à diarréia, vômito e gás. Isso ocorre porque o sistema digestivo do seu cão precisa de tempo para se ajustar aos novos ingredientes, digestibilidade e tipos de bactérias na comida.
* Sensibilidade alimentar: Se o novo alimento contiver ingredientes aos quais o cão é sensível, eles podem experimentar reações alérgicas, como coceira na pele, infecções por ouvido ou sintomas ainda mais graves.
deficiências nutricionais:
* Falta de nutrientes essenciais: Diferentes alimentos para cães têm níveis variados de vitaminas, minerais e outros nutrientes essenciais. Um interruptor abrupto pode significar que seu cão não está recebendo as quantidades necessárias de que precisam.
* Excesso de certos nutrientes: Da mesma forma, um novo alimento pode ter níveis mais altos de certos nutrientes que podem ser prejudiciais em excesso.
Outros problemas em potencial:
* diminuição do apetite: Seu cão pode hesitar em comer o novo alimento, levando a perda de peso ou deficiências nutricionais.
* Alterações comportamentais: Alguns cães podem ficar ansiosos ou estressados devido à mudança em sua rotina, especialmente se o novo alimento não tiver um bom sabor para eles.
Como fazer a transição de comida de cachorro com segurança:
1. Transição gradual: Mais de 7 a 10 dias, misture gradualmente o novo alimento com a comida antiga, aumentando a proporção do novo alimento todos os dias.
2. Observe: Preste muita atenção aos movimentos intestinais do seu cão, apetite e quaisquer outras mudanças em seu comportamento durante o período de transição.
3. Consulte seu veterinário: Se o seu cão tiver um estômago sensível ou quaisquer condições médicas, consulte seu veterinário para obter orientações sobre a melhor maneira de fazer a transição de seus alimentos.
Nota importante: Se o seu cão estiver com problemas digestivos graves ou outros sintomas graves após a troca de alimentos, consulte seu veterinário imediatamente.