# >> Animais de estimação > >> Cães >> Saúde dos cães
Geralmente é não recomendado Para um cachorro de 9 anos ter filhotes. Aqui está o porquê:
* Riscos de saúde: Gravidez e parto são fisicamente exigentes para qualquer cão, mas especialmente para cães mais velhos.
* Os cães mais velhos são mais propensos a complicações como distocia (trabalho difícil), infecções uterinas e outros problemas de saúde.
* Eles também podem ter condições de saúde subjacentes que podem ser exacerbadas pela gravidez.
* Risco aumentado para os filhotes:
* É mais provável que as mães mais velhas tenham filhotes ou filhotes mais fracos com problemas de saúde.
* O estresse da gravidez e do parto também pode afetar negativamente a saúde e o desenvolvimento geral dos filhotes.
* Qualidade de vida reduzida para a mãe:
* A gravidez e a enfermagem podem ser cansativas para qualquer cão, mas pode ser particularmente difícil para um cão sênior.
* A mãe pode experimentar um declínio nos níveis de energia e na saúde geral, impactando sua qualidade de vida.
Alternativas à criação:
Se você está pensando em criar seu cão, é importante pesar os riscos e os benefícios com cuidado. Aqui estão algumas alternativas:
* Susta ou esterilização: Esta é a maneira mais responsável de evitar gestações indesejadas e reduzir o risco de certos problemas de saúde.
* Adotando um cachorro de um abrigo ou resgate: Existem inúmeros cães que precisam de lares amorosos. Você pode dar a um cão merecedor uma segunda chance e evitar contribuir para o problema da superpopulação de animais de estimação.
Consulte um veterinário:
Se você tem preocupações com a saúde do seu cão ou não tem certeza do melhor curso de ação, é sempre melhor consultar um veterinário. Eles podem fornecer conselhos personalizados com base na situação específica e no histórico médico do seu cão.