# >> Animal de estimação > >> Cães >> Fontes do cão
Parece que seu cão pode ter uma doença de pele conhecida como fístula cutânea , que é mais coloquialmente chamado de "buraco" na pele . As fístulas apresentam-se como aberturas pequenas (às vezes grandes), redondas ou ovais na pele, das quais alguns tipos de fluidos corporais, como pus ou outras excreções, drenam de uma estrutura mais profunda para a pele.
Uma fístula que exala substância branca quando pressionada provavelmente é um trato ou canal anormal dentro da pele que se conecta a uma estrutura corporal subjacente. Na prática veterinária, a causa mais comum de fístulas cutâneas é a infecção. Trauma cutâneo e penetração de corpo estranho são as causas mais comuns de fístulas relacionadas a infecções. Esses tipos de fístulas são comumente encontrados como feridas drenantes, abscessos ou feridas infectadas ou reações de corpo estranho na pele. Quando ocorre uma infecção profunda na pele ou nos tecidos moles, o corpo tenta drenar o fluido infeccioso para o exterior através de um "caminho de menor resistência", que na maioria dos casos acaba na superfície da pele. Embora o material infeccioso eventualmente seja drenado por esses “orifícios”, a infecção geralmente também progride mais profundamente nos tecidos. Isso cria um ciclo onde mais material infectado continua se acumulando e sendo drenado. A formação de fístula é a maneira que o corpo usa para tentar curar e livrar o corpo da infecção, tentando drenar as bolsas infecciosas dentro da pele para permitir que a superfície externa da pele cicatrize sobre a lesão externa.
Além da infecção, algumas doenças internas (por exemplo, ruptura de órgãos abdominais, certos tumores) também podem causar a formação de fístulas. Nesses casos, a fístula pode drenar sucos digestivos, urina ou outros fluidos corporais, além de substâncias brancas.
Para identificar a causa exata da fístula cutânea em seu cão, é altamente recomendável atendimento veterinário. O veterinário fará um histórico médico, realizará exames de pele e possivelmente fará alguns testes de diagnóstico para identificar a causa subjacente e tratá-la adequadamente. Pode ser necessário drenar qualquer acúmulo profundo de pus, limpar o trato interno da fístula e lavá-lo com soluções anti-sépticas. Em alguns casos, pode ser necessária cirurgia para remover ou reparar permanentemente o tecido ou estrutura afetada. Antibióticos e analgésicos também são prescritos conforme necessário.
Em resumo, se você notar um buraco nas costas do seu cão que exala substância branca quando pressionado, é recomendável que você procure atendimento veterinário o mais rápido possível para diagnóstico e tratamento adequados.