# >> Animais de estimação > >> Cães >> Treinamento de cães
Um microscópio biológico é um tipo de microscópio usado para visualizar pequenos objetos, como células, tecidos e microorganismos. Ele usa luz visível e um sistema de lentes para ampliar a imagem do objeto que está sendo visualizado. Microscópios biológicos são comumente usados em pesquisas biológicas, educação e ambientes clínicos.
Existem dois tipos principais de microscópios biológicos:microscópios compostos e microscópios de dissecação. Os microscópios compostos usam duas lentes, uma lente objetiva e uma lente ocular, para ampliar a imagem do objeto. A lente objetiva está localizada na parte inferior do microscópio e focaliza a luz na amostra. A lente ocular está localizada na parte superior do microscópio e amplia a imagem produzida pela lente objetiva. Os microscópios de dissecação possuem apenas uma lente, a lente objetiva, e são usados para visualizar amostras maiores que não requerem tanta ampliação.
Os microscópios biológicos podem ser equipados com uma variedade de acessórios, como fontes de luz, filtros e estágios. As fontes de luz fornecem a iluminação para a amostra. Filtros podem ser usados para alterar a cor ou intensidade da luz. Estágios são usados para manter a amostra no lugar.
Os microscópios biológicos são ferramentas essenciais para estudar o mundo microscópico. Eles permitem que os pesquisadores observem e analisem detalhadamente células, tecidos e microrganismos.