# >> Animal de estimação > >> Cães >> Cães como animais de estimação
Os Pugs, assim como outras raças de cães, geralmente passam por dois estágios de dentição durante a vida. A primeira dentição, conhecida como dentes decíduos (ou dentes de cachorrinho), começa a se desenvolver no útero e surge quando o pug tem cerca de 3 a 6 semanas de idade. Esses dentes de cachorro devem ser temporários e são gradualmente substituídos por uma dentição permanente.
A transição para os dentes permanentes em um pug geralmente começa por volta dos 4 meses de idade e geralmente está completa quando eles atingem os 7 a 8 meses de idade. Nesse período, os dentes decíduos começam a se soltar enquanto os permanentes emergem e os empurram para fora. Esse processo costuma ser chamado de “perda de dentes” e é uma parte natural do desenvolvimento de um pug.
No total, um pug adulto totalmente desenvolvido possui 42 dentes permanentes, que incluem incisivos, caninos, pré-molares e molares. Esses dentes permanentes são projetados para serem mais fortes e duráveis do que os dentes do filhote, permitindo que o pug coma e mastigue adequadamente ao longo de sua vida.
No entanto, assim como os humanos, os pugs podem sofrer variações em seu desenvolvimento dentário, inclusive quando perdem os dentes de filhote. Alguns indivíduos podem perder os dentes mais cedo ou mais tarde em comparação com a faixa etária típica, e quaisquer atrasos que pareçam excessivos devem ser discutidos com um veterinário para avaliação posterior.