# >> Animais de estimação > >> Cães >> Cães como animais de estimação
Sim, os cães podem ter reações adversas às vacinas, assim como os humanos podem. Essas reações podem variar de leve a grave e podem incluir:
* Reações locais: Esse é o tipo mais comum de reação e geralmente ocorre no local da injeção. Eles podem incluir dor, inchaço, vermelhidão e calor.
* Reações sistêmicas: Essas reações podem afetar o corpo inteiro e podem incluir febre, letargia, vômito, diarréia e convulsões.
* anafilaxia: Esta é uma reação grave e com risco de vida que pode ocorrer poucos minutos após a vacinação. Os sintomas da anafilaxia incluem dificuldade em respirar, inchaço do rosto e garganta e colméias.
Se você acredita que seu cão está tendo uma reação adversa a uma vacinação, é importante buscar atenção veterinária imediatamente.
Aqui estão algumas coisas que você pode fazer para ajudar a evitar reações de vacina em seu cão:
* Converse com seu veterinário sobre os riscos e benefícios da vacinação. Alguns cães podem ter mais chances de ter uma reação a certas vacinas, por isso é importante pesar os riscos e benefícios antes de vacinar seu cão.
* verifique se seu cão está saudável antes da vacinação. Cães que estão doentes ou sob estresse têm maior probabilidade de ter uma reação à vacinação.
* Pergunte ao seu veterinário sobre medicamentos pré-vacinação. Existem alguns medicamentos que podem ser dados a cães antes da vacinação para ajudar a prevenir reações de vacina.
* Monitore seu cão quanto a sinais de uma reação adversa após a vacinação. Se você vir algum sinal de reação, entre em contato com seu veterinário imediatamente.