# >> Animais de estimação > >> Cães >> Cães como animais de estimação
O parvovírus é um vírus altamente contagioso que afeta os cães, não é contagioso para os humanos .
Aqui está o porquê:
* Espécie específico: O parvovírus é específico para cães. Não pode infectar humanos ou outros animais.
* transmissão: O parvovírus está espalhado através do contato direto com fezes infectadas, vômitos ou ambientes contaminados.
* Imunidade humana: Os seres humanos têm seus próprios sistemas imunológicos que não são suscetíveis ao parvovírus canino.
No entanto, as pessoas na casa podem espalhar indiretamente o vírus:
* Sapatos contaminados: Se alguém caminhar em superfícies contaminadas e entrar em casa, pode rastrear o vírus em seus sapatos e potencialmente expor o outro cão.
* roupas: Semelhante aos sapatos, as roupas podem transportar o vírus se entrar em contato com fezes infectadas ou vômito.
* Limpeza: Se alguém estiver limpando vômito ou fezes infectadas sem precauções adequadas, poderá espalhar o vírus para outras áreas da casa.
para minimizar o risco de espalhar o parvovírus:
* isolar o cão infectado: Mantenha o cachorro doente separado do outro cachorro.
* Limpeza completa: Desinfeta todas as superfícies, especialmente áreas onde o cão infectado esteve. Use um desinfetante à base de alvejante e siga as instruções do fabricante.
* lavagem manual: Lave as mãos com frequência e bem com água e sabão, especialmente depois de manusear o cão infectado ou limpar depois deles.
* Lave roupas e sapatos: Lave qualquer roupa ou sapatos que possam ter entrado em contato com o cão infectado.
* Consulte um veterinário: Se um cão está mostrando sinais de parvovírus, é importante buscar cuidados veterinários imediatos.
Seguindo essas precauções, você pode ajudar a evitar a propagação do parvovírus em sua casa.