# >> Animais de estimação > >> Cães >> Cães como animais de estimação
Sim, os cães podem absolutamente ter pulgas no inverno. Embora as pulgas sejam mais ativas em clima quente e úmido, elas ainda podem sobreviver e se reproduzir em temperaturas mais frias, até em ambientes fechados. Aqui está o porquê:
* pulgas podem sobreviver em ambientes fechados: As pulgas podem viver em tapetes, móveis, roupas de cama e até mesmo no pêlo do seu cão. Esses ambientes internos podem permanecer relativamente quentes, mesmo no inverno.
* ovos e larvas: As pulgas depositam ovos, que podem sobreviver em condições mais frias. Esses ovos eclodem nas larvas, que também podem sobreviver em ambientes frios.
* cães podem trazer pulgas para: Os cães podem pegar pulgas de outros animais, como gatos vadios ou até do meio ambiente. Mesmo que seu cão não saia com frequência, ele ainda pode ser exposto a pulgas.
Então, mesmo que você ache que seu cachorro não receberá pulgas no inverno, é importante estar vigilante e tomar medidas preventivas:
* Use prevenção de pulgas: Converse com o seu veterinário sobre a melhor prevenção de pulgas para o seu cão, pois existem muitas opções disponíveis.
* Inspecione regularmente seu cão: Verifique o pêlo do seu cão quanto a sinais de pulgas, como manchas pretas (sujeira de pulga), arranhões e perda de cabelo.
* Limpe sua casa: A aspire regularmente e lave a roupa de cama para remover ovos de pulgas e larvas.
Por estar ciente do potencial de pulgas no inverno, você pode ajudar a manter seu cão seguro e confortável.