# >> Animais de estimação > >> Cães >> Cães como animais de estimação
Os cães são peludos por vários motivos, tanto evolutivos quanto funcionais:
Razões evolutivas:
* traços ancestrais: Os cães são descendentes de lobos, que evoluíram seu pêlo como uma maneira de sobreviver em climas frios. O PEL fornece isolamento, mantendo -os quentes e permitindo que eles prosperem em uma variedade de ambientes.
* Adaptação ao clima: Com o tempo, diferentes raças de cães desenvolveram diferentes tipos e comprimentos de pêlo, dependendo dos climas em que foram criados. Por exemplo, os huskies siberianos têm casacos espessos e duplos para suportar o Ártico, enquanto os chihuahuas têm casacos curtos e finos para climas mais quentes.
Razões funcionais:
* Isolamento: O pêlo fornece isolamento, protegendo os cães do frio e do calor. Isso os ajuda a regular a temperatura corporal e permanecer confortável em vários ambientes.
* Proteção: O pêlo pode oferecer um grau de proteção contra ferimentos leves, arranhões e até os elementos (como a chuva).
* camuflagem: A cor e os padrões de pele podem ajudar alguns cães a se misturarem com o ambiente, ajudando a caçar e evitar predadores.
* Comunicação: O pêlo pode desempenhar um papel na comunicação. O pêlo de um cachorro pode ficar a ponto quando está assustado ou excitado, e seu pêlo também pode ser usado para sinalizar seu humor ou intenções.
* Percepção sensorial: Alguns cães têm cabelos especializados no rosto (bigodes) sensíveis ao toque e movimento, ajudando -os a navegar no ambiente e a detectar presas.
É importante observar que, embora todos os cães tenham pêlo, a quantidade e o tipo de pêlo podem variar muito, dependendo de sua raça e genética individual. Alguns cães têm casacos muito grossos, enquanto outros têm casacos muito finos.