Como você sabe que os cães vêem em cores?

Você está certo em questionar como sabemos que os cães veem em cores! Não é tão simples quanto perguntar a eles o que eles vêem. Aqui está como os cientistas descobrem:

1. Estudando o olho de cachorro:

* células do cone: Nossos olhos têm células de cone que detectam cor. Os cães têm menos células de cone do que os seres humanos, mas eles os têm. Especificamente, os cães têm dois tipos de cones, sensíveis à luz azul e amarela. Isso significa que eles podem ver tons de azul e amarelo, mas não tantos tons de vermelho e verde quanto os humanos podem.
* Electrorretinografia (ERG): Este teste mede a atividade elétrica na retina em resposta a diferentes comprimentos de onda da luz. Ao comparar o erg de cães com outros animais, os cientistas podem determinar como seus olhos respondem à cor.

2. Experimentos comportamentais:

* Treinamento: Os cães podem ser treinados para distinguir entre diferentes objetos coloridos. Por exemplo, eles podem ser ensinados a escolher um brinquedo azul em vez de um amarelo. Isso mostra que eles podem diferenciar as cores, mesmo que não as vejam da mesma maneira que nós.
* Testes de preferência: Os pesquisadores descobriram que os cães mostram uma preferência por certas cores em seu ambiente. Por exemplo, eles tendem a gastar mais tempo perto de objetos verdes, sugerindo que são sensíveis a essa cor.

3. Comparando com outros animais:

* Evidência evolutiva: Cães, como muitos outros mamíferos, evoluíram de ancestrais noturnos. Sua visão de cores é provavelmente uma adaptação às suas necessidades de caça diurna, onde distinguir tons azuis e amarelos pode ser crucial.

O que os cães vêem:

Enquanto os cães podem ver algumas cores, seu mundo é provavelmente um pouco mais abafado que o nosso. Eles vêem blues e amarelos, mas vermelhos e verdes podem parecer mais acinzentados. Pense nisso como um mundo com vermelhos e verdes menos vibrantes, mas ainda com uma variedade de tons azul e amarelo.

em resumo:

Não temos cães nos dizem quais cores eles vêem, mas uma combinação de anatomia ocular, estudos comportamentais e comparações com outros animais fornecem fortes evidências de que os cães têm alguma visão de cores, embora diferentes dos seres humanos.