# >> Animais de estimação > >> Cães >> Cães como animais de estimação
Existem várias razões pelas quais uma mãe cachorro pode separar seus filhotes:
1. Para proteger seus filhotes:
* diferentes níveis de desenvolvimento: Se um filhote for mais fraco ou mais lento, a mãe pode separá -lo para garantir que o mais fraco obtenha um alimento e cuidado adequados.
* comportamento agressivo: Se um filhote estiver constantemente intimidando ou mordendo o outro, a mãe poderá separá -lo para evitar ferimentos.
* superlotação: Se a ninhada for grande, a mãe poderá separar alguns filhotes para fornecer mais espaço e atenção a cada um.
* Ameaças externas: Se ela sentir o perigo, poderá mover alguns filhotes para um local mais seguro enquanto fica com os outros.
2. Para promover a independência:
* Encorajando a exploração: Às vezes, as mães separam seus filhotes por curtos períodos para incentivá -los a explorar e aprender por conta própria.
* Ensinar habilidades de forrageamento: A mãe pode separar filhotes para incentivá -los a encontrar comida e aprender habilidades essenciais de sobrevivência.
* Preparando -se para o desmame: À medida que os filhotes envelhecem, a mãe pode separá -los com mais frequência para prepará -los para eventual desmame.
3. Para estabelecer hierarquia:
* Dominância: A mãe pode separar filhotes para estabelecer domínio entre eles e criar uma clara hierarquia social.
* Controle de recursos: Ela pode separar filhotes para controlar o acesso a alimentos, água e outros recursos.
4. Estresse materno:
* oprimido: Se a mãe estiver impressionada em cuidar de uma ninhada grande, ela poderá separar alguns filhotes para gerenciar seus níveis de estresse.
* Doença: Uma mãe doente ou exausta pode separar seus filhotes para economizar energia.
Nota importante: Geralmente, é melhor observar um cachorro mãe e seus filhotes sem interferir. Ela está naturalmente equipada para cuidar de seus filhotes e, muitas vezes, a separação é um comportamento temporário e normal. No entanto, se você perceber sinais relativos a agressões excessivas, negligência ou separação consistente sem qualquer motivo aparente, é melhor consultar um veterinário ou treinador de cães profissional para aconselhamento.