# >> Animal de estimação > >> Cães >> Cães alimentação
Alguns animais, como peixes, insetos e alguns anfíbios, obtêm oxigênio do ar através de estruturas respiratórias especializadas.
1. peixe:
- Os peixes respiram em brânquias, que são estruturas de penas localizadas em ambos os lados de suas cabeças.
- À medida que a água passa sobre as brânquias, o oxigênio da água se difunde nos vasos sanguíneos dentro das brânquias e o dióxido de carbono se difunde.
- O sangue oxigenado é então bombeado por todo o corpo, enquanto o sangue desoxigenado retorna às brânquias para captar mais oxigênio.
2. insetos:
- Os insetos respiram através de uma rede de pequenos tubos chamados traquéias que se ramificam ao longo de seus corpos.
- O ar entra nas traquéias através de pequenas aberturas chamadas espiráculos localizados ao longo das laterais de seus corpos.
- À medida que o ar passa através das traquéias, o oxigênio se difunde nos tecidos circundantes e o dióxido de carbono se difunde.
3. certos anfíbios:
- Alguns anfíbios, como sapos e salamandras, têm pulmões e pele que podem absorver oxigênio.
- Enquanto estava em terra, eles respiram principalmente através de seus pulmões, que são semelhantes aos dos mamíferos.
- Quando na água, eles também podem absorver oxigênio através da pele, que é altamente vascularizado e permite difusão eficiente de gases.
Essas estruturas respiratórias especializadas permitem que os animais extraem com eficiência oxigênio do ar e o transportem por todo o corpo para apoiar seus processos metabólicos.