# >> Animais de estimação > >> Cães >> Relativo aos cães
A homeostase é um estado de equilíbrio interno em um organismo. É alcançado através de uma variedade de mecanismos que regulam vários processos fisiológicos, como temperatura corporal, equilíbrio de fluido, níveis de açúcar no sangue e níveis de hormônio.
As seguintes condições devem ser atendidas para manter a homeostase:
1. estímulo :Um estímulo é qualquer alteração no ambiente interno ou externo que interrompa a homeostase. Por exemplo, um aumento da temperatura corporal, desidratação ou uma diminuição nos níveis de açúcar no sangue pode atuar como estímulos.
2. receptor :Um receptor é uma célula ou estrutura especializada que detecta um estímulo e envia um sinal para o centro de controle. Por exemplo, os termorreceptores na pele detectam mudanças de temperatura e enviam sinais para o hipotálamo no cérebro.
3. Centro de controle :O centro de controle faz parte do corpo que recebe sinais dos receptores e os processa para determinar a resposta apropriada. Por exemplo, o hipotálamo recebe sinais dos termorreceptores e determina se deve aumentar ou diminuir a temperatura corporal.
4. efetor :Um efetor é um músculo, glândula ou outra estrutura que recebe sinais do centro de controle e produz uma resposta. Por exemplo, quando o hipotálamo determina que a temperatura corporal precisa ser diminuída, envia sinais para as glândulas sudoríparas para produzir suor e para os vasos sanguíneos na pele para dilatar, permitindo que o calor escape.
5. loop de feedback negativo :Um loop de feedback negativo é um mecanismo regulatório que ajuda a manter a homeostase revertendo os efeitos de um estímulo. Por exemplo, quando a temperatura corporal aumenta, o hipotálamo envia sinais para as glândulas sudoríparas para produzir suor e para os vasos sanguíneos na pele para dilatar, permitindo que o calor escape. À medida que a temperatura corporal diminui, o hipotálamo para de enviar sinais para as glândulas suor e os vasos sanguíneos, e a temperatura corporal retorna ao normal.
A homeostase é essencial para o funcionamento adequado de todos os organismos vivos. Ao manter o equilíbrio interno, os organismos são capazes de se adaptar às mudanças nas condições ambientais e sobreviver.