# >> Animais de estimação > >> Cães >> Relativo aos cães
1. Sentidos aprimorados :
- ouvir :Os cães têm habilidades auditivas superiores devido a grandes orelhas móveis. Eles podem detectar e decifrar sons de alta frequência que são inaudíveis para os seres humanos.
- cheiro :Os cães possuem um sentimento excepcional. Suas câmaras nasais alongadas contêm um grande número de células sensoriais, permitindo que detectem odores até odores.
- visão :Embora os seres humanos tenham uma percepção de cores mais detalhada, os cães se destacam em condições de pouca luz e na detecção de movimentos.
2. Adaptações dentárias :
- Os dentes dos cães são especializados para uma dieta carnívora. Os dentes caninos afiados ajudam a agarrar e matar presas, enquanto os molares de superfície plana trabalham juntos para esmagar e cortar eficiente os ossos.
3. Sistema digestivo :
- Os cães têm folhetos digestivos mais curtos e um tempo de trânsito rápido em comparação com os herbívoros. Essa adaptação acomoda uma dieta à base de carne e facilita a digestão imediata dos alimentos de alta proteína.
4. Comunicação e emoções :
- Os cães desenvolveram vocalizações distintas, expressões faciais e linguagem corporal para expressar emoções, comunicar intenções e interagir com conspecíficos e humanos.
5. Comportamento social :
- Os cães são animais inerentemente sociais que vivem em grupos hierárquicos. O comportamento da embalagem, a caça cooperativa e as vocalizações compartilhadas estão entre suas distintas adaptações sociais.
6. Correndo e resistência :
- Diferentes raças de cães exibem diversas adaptações para corrida e resistência. Raças como galgos têm corpos simplificados otimizados para velocidade, enquanto os huskies demonstram um peito profundo, narinas largas e camada grossa adequada para resistência em climas frios.
7. Adaptações específicas da raça :
- Os cães domésticos mostram uma variedade significativa de adaptações e características físicas criadas e mantidas seletivamente por seres humanos para fins específicos (caça, pastoreio, recuperação, companheirismo etc.).
Essas adaptações permitiram que os cães se tornassem companheiros versáteis e valios a membros de famílias humanas ao longo de milhares de anos de domesticação.