# >> Animais de estimação > >> Cães >> Relativo aos cães
É impossível identificar o * primeiro * cachorro já descoberto pelo homem. Aqui está o porquê:
* domesticação é um processo: A transição de lobos para cães não foi um único evento, mas um processo gradual que ocorreu ao longo de milhares de anos. Não foi um momento específico em que um "primeiro cachorro" nasceu.
* Fossil Record Limitações: Embora tenhamos evidências fósseis dos primeiros animais semelhantes a cães, é um desafio classificá-los definitivamente como cães totalmente domesticados. Há uma linha difusa entre lobos em estágio avançado e cães primitivos.
* Múltiplas origens: É provável que a domesticação de cães tenha acontecido independentemente em diferentes partes do mundo, tornando ainda mais difícil dizer de onde veio o "primeiro" cachorro.
O que sabemos:
* O cão mais antigo conhecido permanece, que remonta a 14.000 anos atrás, foi encontrado na Alemanha.
* As evidências genéticas sugerem que os cães provavelmente evoluíram dos lobos no leste da Ásia, cerca de 15.000 a 40.000 anos atrás.
* Os primeiros humanos provavelmente se beneficiaram das habilidades de caça e companheirismo de cães, levando a um relacionamento mutuamente benéfico que acabou resultando em domesticação.
Então, em vez de um único "primeiro cachorro", é mais preciso dizer que a domesticação de cães era um processo longo e complexo, sem ponto de partida claro.