Por que os gigantes estão morrendo?

Os pandas gigantes não estão morrendo. A Lista Vermelha da IUCN, a fonte de informação mais abrangente do mundo sobre o estado de conservação global de espécies animais, vegetais e fungos, lista os pandas gigantes como Vulneráveis .

Dito isto, as razões pelas quais os seus números eram tão baixos até muito recentemente devem-se tanto à perda como à fragmentação do habitat, mas mais ainda no primeiro caso. A rápida expansão da população da China colocou uma pressão crescente sobre as terras que habitam. À medida que a China se desenvolveu economicamente, mais terras foram desmatadas para exploração madeireira, agricultura e assentamento humano, invadindo o habitat do panda gigante.

Os pandas também são bastante exigentes quanto ao seu habitat. Eles vivem em florestas temperadas que possuem clima, altitude e vegetação específicos. Quando o seu habitat é perturbado ou destruído, eles têm dificuldade em sobreviver.

Além disso, os pandas têm uma baixa taxa reprodutiva. As fêmeas dão à luz apenas um ou dois filhotes a cada dois ou três anos, e os filhotes apresentam uma alta taxa de mortalidade. Isto torna difícil para as populações de pandas gigantes se recuperarem da perda de habitat.

Os esforços de conservação ajudaram a aumentar o número de pandas gigantes na natureza, mas ainda são considerados uma espécie vulnerável. Proteger o seu habitat e reduzir a perturbação humana são essenciais para a sua sobrevivência.