Que animais já se foram e que podem desaparecer da sua vista em breve?

Várias espécies animais foram extintas nos últimos tempos e muitas outras estão criticamente ameaçadas e enfrentam a ameaça de extinção. Aqui estão alguns exemplos de animais que foram extintos ou estão à beira da extinção:

Animais extintos:

- Dodô (Raphus cucullatus) :Nativo das Maurícias, o dodô era uma ave grande e que não voava. Foi caçado até a extinção por humanos e introduziu predadores no século XVII.

- Arau-grande (Pinguinus impennis) :Esta ave que não voa foi encontrada no Oceano Atlântico Norte. Foi caçado por sua carne, penas e ovos, levando à sua extinção em meados do século XIX.

- Pombo-passageiro (Ectopistes migratorius) :Outrora abundante na América do Norte, o pombo-passageiro era uma espécie nômade conhecida por seus enormes bandos. A caça descontrolada e a perda de habitat resultaram na sua extinção em 1914.

- Leão Barbary (Panthera leo leo) :Uma subespécie de leão nativa do Norte da África, o leão da Barbária se distinguia por sua juba escura. Foi caçado e perdeu seu habitat, levando à sua extinção na natureza em meados do século XX.

Animais criticamente ameaçados (em risco de extinção):

- Leopardo de Amur (Panthera pardus orientalis) :Encontrado no Extremo Oriente Russo e na China, o leopardo de Amur é a espécie de felino mais ameaçada de extinção. A caça furtiva e a destruição do habitat representam ameaças significativas à sua sobrevivência.

- Rinoceronte de Sumatra (Dicerorhinus sumatrensis) :Criticamente ameaçado de extinção, o rinoceronte de Sumatra é nativo do Sudeste Asiático. A caça furtiva e a perda de habitat são as principais razões por trás da diminuição do seu número.

- Gorila da montanha (Gorilla beringei beringei) :Encontrado nas montanhas Virunga, na África Central, o gorila da montanha é uma subespécie de gorila criticamente ameaçada. A perda de habitat, a caça furtiva e os conflitos humanos representam graves ameaças à sua existência.

- Rinoceronte de Javan (Rhinoceros sondaicus) :O rinoceronte de Javan é nativo da Indonésia. A caça furtiva e a perda de habitat levaram esta espécie à beira da extinção. Estima-se que apenas cerca de 67 indivíduos permaneçam na natureza.

- Rinoceronte Negro (Diceros bicornis) :Quatro subespécies de rinocerontes negros estão criticamente ameaçadas, enfrentando ameaças de caça furtiva e perda de habitat. Os rinocerontes negros são encontrados no leste e no sul da África.

- Baiji (Lipotes vexillifer) :O baiji, um golfinho de água doce, foi encontrado no rio Yangtze, na China. Foi declarado funcionalmente extinto em 2006 devido à destruição do habitat, pesca excessiva e poluição.

Estes são apenas alguns exemplos de animais que foram extintos ou estão em alto risco de extinção. Os esforços de conservação, a protecção dos habitats e a resolução dos conflitos entre o homem e a vida selvagem são cruciais para prevenir novas perdas de espécies e preservar a biodiversidade para as gerações futuras.