# >> Animais de estimação > >> Animais exóticos >> Outros animais exóticos
Embora seja possível que outros animais transportem piolhos para dentro de sua casa, isso não é muito comum. Os piolhos preferem viver em certas áreas do corpo e são mais propensos a serem transmitidos através do contato com uma pessoa infestada ou do compartilhamento de pertences pessoais. Animais como cães e gatos podem ser portadores de piolhos, mas são espécies diferentes de piolhos específicos desses animais e não são transmissíveis aos humanos.
Por exemplo, o piolho da cabeça (Pediculus humanus capitis) e o piolho do corpo (Pediculus humanus corporis) são específicos dos humanos e requerem sangue humano para sobreviver. O piolho púbico (Pthirus pubis) também pode infestar outros primatas, mas raramente infecta outros animais.
Portanto, embora seja possível que outros animais sejam portadores de diferentes espécies de piolhos, o risco de transmissão de piolhos aos humanos a partir de animais é geralmente baixo. A via mais comum de transmissão de piolhos humanos é através do contato pessoal próximo com um indivíduo infectado ou pelo compartilhamento de itens pessoais como pentes, escovas, chapéus ou roupas. Manter uma boa higiene pessoal, evitar compartilhar itens pessoais e tratar prontamente as infestações por piolhos pode ajudar a prevenir a sua propagação.