O clima do Mediterrâneo é caracterizado por verões quentes e secos e invernos leves e úmidos. Esse clima pode ser um desafio para os animais, mas muitas espécies se adaptaram para sobreviver nesse ambiente.
Adaptações para um clima mediterrâneo
Algumas das adaptações que os animais evoluíram para a sobrevivência no clima do Mediterrâneo incluem:
*
armazenar água: Muitos animais mediterrâneos armazenam água em seus corpos para ajudá -los a sobreviver durante os meses secos de verão. Algumas espécies, como o camelo, podem armazenar até 100 litros de água.
*
reduzindo a perda de água: Alguns animais reduzem a perda de água ao excretar urina e fezes concentradas. Outros têm pele ou pêlo impermeável.
*
Procurando sombra: Durante os meses quentes de verão, muitos animais procuram sombra para evitar o sol. Algumas espécies, como o deserto Agama Lizard, aproveitam o sol pela manhã para se aquecer, depois se retiram para a sombra pelo resto do dia.
*
Mudança de comportamento: Alguns animais mudam seu comportamento em resposta ao clima do Mediterrâneo. Por exemplo, alguns pássaros migram para climas mais frios durante os meses de verão.
*
Dormância: Alguns animais entram em um estado de dormência durante os meses de verão. Durante a dormência, o metabolismo dos animais diminui e eles não comem ou bebem.
Exemplos de animais mediterrâneos
Alguns dos animais que se adaptaram para sobreviver no clima do Mediterrâneo incluem:
*
mamíferos: * Fennec Fox
* Hiena listrada
* Macaque Barbary
* Mongoose egípcio
*
pássaros: * Falcon de Eleonora
* Lanner Falcon
* Águia de cobra de caça curta
* Chaffinch comum
*
répteis: * Tartaruga grega
* Tartaruga de Hermann
* Snake Western Whip
* Montpellier Snake
*
anfíbios: * Salamandra de fogo
* Newt com crista italiana
* Sapo verde
* Sapos comuns
Conclusão
O clima do Mediterrâneo pode ser um desafio para os animais, mas muitas espécies se adaptaram para sobreviver nesse ambiente. Esses animais desenvolveram uma variedade de adaptações para ajudá -los a lidar com os verões quentes e secos e os invernos leves e úmidos.