É muito difícil dizer definitivamente que qualquer animal não tem * predadores. Aqui está o porquê:
* complexidade ecológica: O mundo natural é incrivelmente complexo. Sempre existem ameaças em potencial, mesmo que sejam raras ou indiretas. Uma espécie pode não ter um predador direto, mas pode ser afetado pela competição por recursos, doenças ou mesmo mudanças climáticas.
* corrida armamentista evolutiva: Relacionamentos predadores-presos estão em constante evolução. O que é um predador hoje pode se tornar vítima no futuro, ou vice -versa.
* Novos predadores emergem: A atividade humana, como a introdução de espécies invasivas, pode alterar a dinâmica predadora-presa.
No entanto, alguns animais estão no topo de sua cadeia alimentar e têm muito poucos predadores naturais:
* grandes predadores marinhos: Grandes tubarões brancos, orcas e algumas espécies de atum têm poucos predadores naturais. No entanto, eles são vulneráveis à poluição e perda de habitat.
* Predadores de ápice em terra: Leões, tigres e ursos polares estão no topo de suas respectivas cadeias alimentares, mas ainda são suscetíveis a doenças, fome e atividade humana.
em última análise, é incrivelmente desafiador encontrar um animal sem absolutamente nenhum predador, pois mesmo as maiores e mais poderosas criaturas ainda estão sujeitas às complexidades do mundo natural.