É impossível dizer que qualquer animal é realmente "inútil". Todo animal desempenha um papel em seu ecossistema, mesmo que não o entendamos completamente.
Eis por que o conceito de um animal "inútil" é falho:
* Interações do ecossistema : Os animais estão interconectados em teias alimentares complexas. Um animal aparentemente "inútil" pode ser uma fonte de alimento vital para predadores ou ajudar a controlar populações de outras espécies.
* decomposição e ciclismo de nutrientes: Mesmo os animais que não parecem ter um papel direto na cadeia alimentar contribuem para a decomposição, quebrando a matéria orgânica e liberando nutrientes de volta ao meio ambiente.
* Polinização e dispersão de sementes: Muitos animais, de insetos a pássaros, desempenham papéis cruciais na polinização de plantas e dispersando sementes, essenciais para a reprodução de plantas e a biodiversidade.
* Valor evolutivo: Mesmo os animais aparentemente "inúteis" contribuem para a diversidade da vida na Terra, o que é valioso por si só e pode nos fornecer benefícios futuros que ainda não descobrimos.
Em vez de pensar nos animais como "inúteis", é mais benéfico apreciar a intrincada teia da vida e a importância de todas as espécies.