# >> Animais de estimação > >> Animais exóticos >> Dingos de estimação
Francisco "Chico" Mendes Filho (15 de dezembro de 1944 a 22 de dezembro de 1988) foi um seringueiro, líder sindical e ambientalista brasileiro. Ele é mais conhecido por seus esforços para proteger a floresta amazônica e seus povos indígenas.
Mendes nasceu em Xapuri, Acre, Brasil. Ele começou a trabalhar como seringueiro ainda jovem e, na década de 1970, tornou-se líder do sindicato dos seringueiros. O sindicato lutou por melhores condições de trabalho e salários para os seringueiros, bem como pela preservação da floresta amazônica.
O trabalho de Mendes o colocou em conflito com poderosos proprietários de terras e madeireiros, que o viam como uma ameaça aos seus interesses. Em 1988, foi assassinado por pistoleiros contratados por esses proprietários.
A morte de Mendes chamou a atenção internacional para a situação da floresta amazônica e de seus povos indígenas. Também ajudou a inspirar a criação do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade, uma organização sem fins lucrativos dedicada a proteger a floresta amazônica e sua biodiversidade.
Mendes é considerado um herói por muitos ambientalistas e ativistas de justiça social. Ele é um lembrete dos perigos que podem ser enfrentados por aqueles que lutam para proteger o meio ambiente e os direitos dos povos indígenas.