# >> Animais de estimação > >> Animais exóticos >> Dingos de estimação
O gaio-de-garganta-preta (*Calocitta colliei*) é uma ave passeriforme encontrada nas terras altas tropicais e subtropicais do sul do México, Guatemala, Honduras e El Salvador. É um membro da família Corvidae, que inclui corvos, corvos e pegas.
Reprodução:
- O gaio-de-garganta-preta é uma espécie territorial e mantém seu território durante todo o ano.
- Reproduz-se durante a estação chuvosa, que varia dependendo da região, mas geralmente ocorre de março a agosto no México e na América Central.
- Ambos os sexos participam da construção do ninho, que é uma estrutura grande em formato de xícara feita de galhos, cascas e folhas e forrada com materiais macios como grama, penas e musgo.
- O ninho normalmente é construído no alto de uma árvore, em alturas que variam de 10 a 25 metros (33 a 82 pés) acima do solo.
- A fêmea normalmente põe de 2 a 4 ovos, que são incubados por ambos os pais por aproximadamente 18 a 20 dias.
- Ambos os pais também alimentam e cuidam dos filhotes, que saem do ninho cerca de 30-35 dias após a eclosão.
- Os filhotes permanecem dependentes dos pais para alimentação e proteção por vários meses após deixarem o ninho.
Vida adulta:
- O gaio-de-garganta-preta é uma ave social e comumente forma bandos fora da época de reprodução. Esses bandos podem variar em tamanho, desde alguns indivíduos até várias dezenas de aves.
- As aves passam grande parte do tempo em busca de alimento, que consiste principalmente de frutas, insetos e pequenos vertebrados, como lagartos, sapos e filhotes de pássaros.
- São conhecidos por suas vocalizações, que incluem uma variedade de chamados e cantos utilizados para comunicação, atração de parceiros e defesa territorial.
- Os gaios-de-garganta-preta são predadores oportunistas e são conhecidos por atacar ninhos de outras aves e roubar ovos ou filhotes.
- Podem também envolver-se em comportamentos de assédio moral contra predadores maiores ou ameaças potenciais, trabalhando em conjunto para afugentar intrusos ou defender o seu território.
Vida útil:
- A vida útil do gaio-de-garganta-preta na natureza não é conhecida com precisão, mas estima-se que seja em torno de 10 a 15 anos.