# >> Animais de estimação > >> Animais exóticos >> Dingos de estimação
O Dodo (Raphus Cucullatus) era um pássaro sem voos que era nativo da ilha das Maurícias, a leste de Madagascar. Acredita -se que tenha sido caçado à extinção por seres humanos e predadores introduzidos.
A dieta do Dodo não é bem conhecida, mas acredita -se que tenha sido um onívoro oportunista, comendo uma variedade de material vegetal e pequenos animais. Sabe -se que algumas das plantas que o Dodo é comido incluem os frutos da árvore de ébano, as folhas da palma da mão latânia e as sementes da árvore da calvária. Pensa -se também ter comido insetos, mariscos e pequenos lagartos.
Os predadores do Dodo também não são bem conhecidos, mas acredita -se que tenha sido atacado por uma variedade de animais, incluindo seres humanos, gatos, ratos e porcos. Os seres humanos são a principal causa da extinção do Dodo, mas é provável que esses predadores introduzidos tenham desempenhado um papel no declínio do Dodo.
O Dodo era um pássaro único e icônico que desempenhou um papel importante na ecologia das Maurícias. Sua extinção é um triste lembrete do impacto devastador que os humanos podem ter no mundo natural.