# >> Animais de estimação > >> Animais exóticos >> Dingos de estimação
O principal fator na extinção do DODO foi a atividade humana. Os marinheiros portugueses descobriram as Maurícias, a única casa do pássaro Dodo, no início do século XVI. Os ecossistemas da ilha sofreram como resultado dos exploradores trazendo inúmeros animais, como ratos, porcos e macacos. Essas espécies introduziram atacaram diretamente os ovos de Dodo e os jovens dodos, reduzindo severamente a capacidade da espécie de reproduzir e sobreviver.
Os marinheiros freqüentemente caçavam Dodos para comida e esporte, e seu movimento lento e falta de predadores naturais os tornaram um alvo fácil. Caçar carne, penas e outros recursos também contribuiu para sua população em declínio.
Além disso, a destruição dos habitats naturais do Dodo, principalmente devido à limpeza das florestas para a agricultura, diminuiu ainda mais suas chances de sobrevivência.
Com o tempo, esses fatores combinados levaram à extinção total do pássaro Dodo no final do século XVII, menos de duzentos anos após sua descoberta pelos seres humanos.