Existem algumas razões pelas quais um caranguejo eremita pode retornar à sua antiga concha.
O novo shell não está correto. O caranguejo eremita pode não se sentir confortável com a nova concha, por exemplo, pode ser muito grande ou muito pequena. Também pode ser muito fácil ou muito difícil de transportar.
O shell antigo ainda é preferível, apesar de estar danificado. A concha antiga pode proporcionar melhor proteção ou pode ser mais familiar e reconfortante para o caranguejo eremita.
Estresse. Se um caranguejo eremita estiver estressado, ele pode retornar à sua antiga concha como forma de lidar com a situação.
Problemas de saúde. Se um caranguejo eremita estiver doente ou ferido, ele pode recuar para sua antiga concha e parar de se mover, tanto quanto um meio de conservação de energia.
Queda. Na maioria dos casos, o processo de muda não termina em um dia e, em alguns casos, o corpo do caranguejo eremita fica mole demais para a nova casca. Nesta situação, o caranguejo pode retornar à sua antiga casca para esperar até que a nova casca endureça.
Se o seu caranguejo eremita retornar à sua antiga casca, não se preocupe. Fique de olho nele e certifique-se de que ele está comendo e bebendo. Se ele não retornar à sua nova casca em alguns dias, pode ser necessário levá-lo ao veterinário.
Aqui estão algumas maneiras de ajudar seu caranguejo eremita a escolher a nova concha certa:
* Ofereça uma variedade de conchas de diferentes tamanhos e formas.
* Certifique-se de que as cascas estejam limpas e em boas condições.
* Coloque as conchas em um local seguro onde o caranguejo eremita possa encontrá-las facilmente.
* Ser paciente. Pode levar algum tempo para o caranguejo eremita escolher uma nova concha.
Se você não tiver certeza do tamanho da casca do caranguejo eremita para o seu caranguejo eremita, você pode usar a seguinte regra geral:a casca deve ser aproximadamente do mesmo tamanho que o corpo do caranguejo eremita.