# >> Animal de estimação > >> Animais exóticos >> pet Monkeys
A seleção disruptiva ocorre quando fenótipos extremos são favorecidos em detrimento dos intermediários. Isto pode acontecer quando o ambiente muda rapidamente e a população precisa de se adaptar rapidamente.
Por exemplo, imagine uma população de coelhos. Os coelhos vivem em uma floresta e seu pelo é marrom. Essa cor de pelo os ajuda a se camuflar dos predadores.
De repente, o ambiente muda. A floresta foi derrubada e os coelhos agora vivem no campo. O pelo marrom não é mais tão eficaz para camuflar os coelhos, e eles estão começando a ser apanhados por predadores.
Os coelhos que têm pêlo muito claro ou muito escuro são os que mais conseguem se camuflar. Os coelhos de pêlo claro conseguem se misturar com a grama, e os coelhos de pêlo escuro conseguem se misturar com as árvores. Os coelhos de pêlo intermediário são os mais visíveis para os predadores e são os que têm maior probabilidade de serem apanhados.
Com o tempo, a frequência de coelhos de pelagem clara e escura aumenta na população, e a frequência de coelhos de pelagem intermediária diminui. Este é um exemplo de seleção disruptiva.