# >> Animais de estimação > >> Animais exóticos >> Macacos de estimação
Um elefante de vaca africano (Loxodonta spp.) É um grande mamífero pertencente à família Elephantidae, nativo da África Subsaariana. É uma das duas espécies de elefantes encontradas na África, junto com o elefante touro africano.
Os elefantes de vaca africanos são conhecidos por seu tamanho e força impressionantes e são maiores e mais dócil do que os elefantes. Eles têm troncos longos, orelhas grandes e uma pele marrom-acinzentada distinta. Com as fêmeas pesando até 10.000 libras, os elefantes de vaca são os maiores animais terrestres vivos.
Um elefante adulto de vaca africano atinge uma altura do ombro de aproximadamente 8 a 10 pés e pesa entre 5.500 a 10.000 libras (2.500 a 4.500 kg). Eles possuem troncos longos que podem se estender de até 6 a 2 a 2 a 2,5 m de comprimento. Seus troncos servem como membros multifuncionais usados para respirar, cheirar, beber e agarrar objetos.
Os elefantes de vaca são animais altamente inteligentes e sociais. Eles vivem em rebanhos matriarcais estreitamente ligados liderados pela mulher mais velha e experiente, conhecida como matriarca. A estrutura do rebanho consiste em mulheres relacionadas e seus filhos. Os bezerros masculinos acabam deixando seus rebanhos natais e se juntando a rebanhos de touros ou viajam sozinhos como indivíduos solitários.
Os elefantes de vaca africanos exibem adaptações extraordinárias que lhes permitem sobreviver em seus diversos habitats em toda a África. Eles são herbívoros com uma dieta consistindo principalmente de gramíneas, folhas, casca e frutos. Eles têm apetites grandes e passam cerca de 16 a 18 horas por dia alimentando.
Devido ao seu tamanho grande, os elefantes de vaca africanos têm poucos predadores. No entanto, suas populações são ameaçadas pela caça furtiva ilegal por marfim, perda de habitat devido a atividades humanas e conflitos com assentamentos humanos. Os esforços de conservação são cruciais para a preservação dessas criaturas majestosas e garantir a sobrevivência a longo prazo dos elefantes de vaca africanos.