Por que os humanos parecem ter muito menos cabelo do que o gorila ou chimpanzé?

Existem várias teorias sobre por que os humanos têm muito menos cabelos do que gorilas ou chimpanzés. Algumas dessas teorias incluem:

1. Termorregulação:Os humanos evoluíram em climas mais quentes em comparação com gorilas e chimpanzés. Ter menos cabelo pode ter sido uma vantagem na regulação da temperatura corporal e permanecendo fria em ambientes quentes.

2. AMPARAÇÃO E SELEÇÃO SEXUAL:Alguns pesquisadores sugerem que a redução dos pêlos do corpo em humanos pode ter sido resultado da seleção sexual. Os ancestrais humanos podem ter encontrado indivíduos com menos pêlos corporais mais atraentes, levando a uma redução gradual de cabelos ao longo do tempo.

3. Bipedalismo:os humanos evoluíram para andar na vertical, e essa mudança na postura pode ter contribuído para uma redução nos pêlos do corpo. O bipedalismo levou a menos dependência dos braços e pernas para locomoção, reduzindo a necessidade de cabelos grossos para proteção e calor.

4. Comportamento de limpeza:os humanos desenvolveram comportamentos sociais complexos, incluindo práticas de higiene e higiene. A capacidade de preparar e remover os pêlos do corpo pode ter reduzido a necessidade de uma densa camada de cabelo.

5. Seleção natural:Com o tempo, a seleção natural pode ter favorecido indivíduos com pêlos corporais reduzidos devido a certas vantagens, como melhor resfriamento, interação social aprimorada ou risco reduzido de parasitas ou infecções.

É provável que uma combinação desses fatores tenha contribuído para a redução significativa nos pêlos do corpo em humanos em comparação com outros primatas.