# >> Animais de estimação > >> Animais exóticos >> Macacos de estimação
Enquanto muitos primatas exibem algum grau de uso de ferramentas, certas espécies são particularmente conhecidas por seus comportamentos complexos e diversos de uso de ferramentas. Aqui estão alguns dos exemplos mais proeminentes:
chimpanzés: Eles são sem dúvida os primatas mais famosos que usam ferramentas. Eles usam paus para pescar para cupins e formigas, pedras para rachar nozes, folhas como esponjas para absorver a água e até usam ferramentas para modificar outras ferramentas.
Bonobos: Semelhante aos chimpanzés, os bonobos usam paus para pescar para cupins e formigas. Eles também usam folhas para se limpar e foram observadas usando pedras para quebrar frutas abertas.
orangotangos: Eles demonstram uso complexo de ferramentas na natureza, usando paus para extrair mel das colméias, folhas para retirar água e galhos para construir ninhos. Eles também usam ferramentas para modificar outras ferramentas, como remover folhas de um ramo para usar como ancinho.
macacos capuchinhos: Eles são conhecidos por sua destreza e inteligência. Eles usam pedras para quebrar nozes e mariscos abertos e até foram observados usando pedras como martelos e bigornas.
macacos: Várias espécies de macacos usam ferramentas. Por exemplo, os macacos japoneses são conhecidos por seu comportamento de "lavar", usando pedras para lavar batatas -doces antes de comê -las.
gorilas: Embora não sejam tão frequentes quanto os chimpanzés ou orangotangos, os gorilas foram observados usando ferramentas. Eles usam paus para investigar alimentos em orifícios e testar a profundidade da água antes de cruzar os riachos.
macacos probóscis: Esses macacos usam ferramentas para se alimentar de folhas de mangue. Eles usam suas caudas para segurar as folhas enquanto comem, e às vezes usam paus para alcançar folhas que estão fora de alcance.
Outros primatas: Muitas outras espécies de primatas foram observadas usando ferramentas, embora não tão extensivamente quanto as espécies mencionadas acima. Isso inclui babuínos, macacos vervet e até algumas espécies menores de macacos.
É importante observar que o uso da ferramenta pode variar entre populações da mesma espécie e mesmo dentro de um único grupo de indivíduos. A extensão e a complexidade do uso de ferramentas são influenciadas por fatores como meio ambiente, estrutura social e aprendizado individual.