# >> Animais de estimação > >> Animais exóticos >> Macacos de estimação
Não é preciso dizer que os macacos são "selvagens" da mesma maneira que pensamos em animais selvagens como leões ou lobos. Aqui está o porquê:
* Macacos não são domesticados: Ao contrário de animais como cães ou gatos, os macacos nunca foram criados para características ou propósitos específicos por seres humanos. Eles existem em seus ambientes naturais, se comportando de acordo com seus instintos e se adaptando ao ambiente.
* Wild implica uma falta de interação humana: No entanto, muitas espécies de macacos estão altamente ameaçadas devido a atividades humanas, como desmatamento e caça furtiva. Isso significa que eles são cada vez mais forçados a interagir com os seres humanos, seja através de encontros na natureza ou através do cativeiro em zoológicos ou instalações de pesquisa.
* "selvagem" tem conotações diferentes: De certa forma, é mais preciso dizer que os macacos são "naturais" ou "não confinados" em vez de "selvagens". Eles vivem em seus habitats naturais e não estão sujeitos ao controle humano.
Aqui estão alguns exemplos de como os macacos são "selvagens" em um sentido positivo:
* estruturas sociais complexas: Os macacos como chimpanzés e gorilas vivem em grupos altamente sociais, com hierarquias intrincadas e padrões de comunicação.
* Inteligência impressionante: Os macacos são incrivelmente inteligentes, capazes de resolver problemas, uso de ferramentas e até entender a linguagem humana.
* Adaptações exclusivas: Cada espécie de APE desenvolveu adaptações físicas e comportamentais exclusivas para prosperar em seu ambiente específico.
é importante lembrar:
* macacos não são "selvagens" em um sentido negativo: Eles não são agressivos ou perigosos, a menos que provocados.
* macacos são seres sencientes: Eles experimentam emoções, formam laços e merecem nosso respeito e proteção.
Vamos nos esforçar para usar linguagem respeitosa ao falar sobre macacos e apreciar suas qualidades incríveis como seres inteligentes e complexos.