# >> Animal de estimação > >> Animais exóticos >> pet Gambás
Mastodonte é um gênero extinto de mamífero proboscídeo. Eram membros da família Mammutidae, aparentada com elefantes e mamutes. Os mastodontes viveram desde a época do Mioceno até a época do Pleistoceno, e seus fósseis foram encontrados em muitas partes do mundo, incluindo América do Norte, América do Sul, Europa, Ásia e África.
Os mastodontes eram animais de grande porte, com algumas espécies atingindo alturas de até 3 metros (9,8 pés) na altura dos ombros. Eles tinham presas longas e curvas, que usavam para desenterrar raízes e arrancar folhas das árvores. Os mastodontes eram herbívoros e sua dieta consistia principalmente de plantas, como gramíneas, folhas e galhos.
Os mastodontes eram animais sociais e viviam em rebanhos de até 100 indivíduos. Eles também eram animais muito inteligentes e tinham uma estrutura social complexa. Os mastodontes eram capazes de se comunicar entre si por meio de uma variedade de vocalizações e gestos.
Os mastodontes foram extintos há cerca de 10.000 anos, no final da época do Pleistoceno. A causa exacta da sua extinção é desconhecida, mas pensa-se que uma combinação de factores, como as alterações climáticas e a caça humana, pode ter contribuído para o seu desaparecimento.
Os mastodontes são uma parte importante da história da vida na Terra. Eles foram um grupo bem-sucedido de animais que viveram durante milhões de anos e desempenharam um papel vital no ecossistema de sua época. Os mastodontes também são um lembrete da fragilidade da vida e do fato de que mesmo as espécies mais poderosas e bem-sucedidas podem ser extintas.