Por que um monotrema é diferente dos mamíferos placentários e dos mamíferos marsupiais?

Os monotremes são únicos entre os mamíferos porque depositam ovos em vez de dar à luz jovens. Isso os diferencia de mamíferos placentários e mamíferos marsupiais de maneira fundamental. Vamos quebrar as diferenças:

1. Reprodução:

* monotremes: Coloque ovos. Eles têm uma bolsa onde incubam seus ovos.
* mamíferos placentários: Dê à luz para viver jovem. Os jovens se desenvolvem dentro do útero da mãe e são nutridos por uma placenta.
* mamíferos marsupiais: Dê à luz jovens relativamente não desenvolvidos. Os jovens continuam a se desenvolver em uma bolsa no abdômen da mãe, onde amamentam e crescem.

2. Outras diferenças importantes:

* monotremes: Possui uma cloaca, uma única abertura para os sistemas digestivos, urinários e reprodutivos. Este é um recurso compartilhado com répteis, pássaros e anfíbios.
* mamíferos placentários: Tem aberturas separadas para cada sistema.
* mamíferos marsupiais: Também têm aberturas separadas para cada sistema.

3. História evolutiva:

* monotremes: A linhagem mais antiga dos mamíferos, que remonta à era mesozóica. Eles representam um ramo único na árvore evolutiva dos mamíferos.
* mamíferos placentários: Divergiu de um ancestral comum com marsupiais durante o período do Cretáceo tardio. Eles são o grupo mais diversificado de mamíferos hoje.
* mamíferos marsupiais: Divergiu de um ancestral comum com mamíferos placentários durante o período cretáceo tardio. Eles são encontrados principalmente na Austrália e nas Américas.

em resumo:

Os monotremes são distintos de outros mamíferos devido à sua estratégia reprodutiva única de colocar ovos. Eles também possuem uma cloaca, um recurso ausente em outros mamíferos. Essas características destacam sua antiga linhagem evolutiva e seu lugar único no mundo dos mamíferos.