# >> Animais de estimação > >> Animais exóticos >> Lobos de estimação
Os vermes-lobo (também conhecidos como Thelazia callipaeda) são vermes oculares que podem causar uma variedade de sintomas em cães, incluindo conjuntivite, coceira nos olhos e até problemas de visão. O tratamento para vermes lobo geralmente envolve uma combinação de medicamentos tópicos e orais.
Medicamentos tópicos
Medicamentos tópicos são aplicados diretamente no olho para matar os vermes-lobo e evitar que se reproduzam. Alguns dos medicamentos tópicos mais comumente usados para vermes-lobo incluem:
* Ivermectina
* Doramectina
* Milbemicina oxima
Medicamentos orais
Medicamentos orais são administrados ao cão para matar os vermes-lobo que migraram para o trato digestivo do cão. Alguns dos medicamentos orais mais comumente usados para vermes-lobo incluem:
* Fenbendazol
* Mebendazol
* Piperazina
Terapia combinada
Em alguns casos, uma combinação de medicamentos tópicos e orais pode ser necessária para tratar eficazmente os vermes-lobo. O regime de tratamento específico dependerá da gravidade da infecção e da resposta individual do cão ao tratamento.
Prevenção
A melhor maneira de prevenir os vermes-lobo é manter seu cão longe de áreas onde esses parasitas são comuns. Isso inclui evitar lagoas, lagos e outros corpos d'água onde os pássaros possam se reunir. Você também pode usar repelente de insetos para ajudar a proteger seu cão dos vermes-lobo.
Se você acha que seu cão pode ter vermes-lobo, é importante consultar um veterinário o mais rápido possível. O diagnóstico e o tratamento precoces podem ajudar a prevenir complicações graves.