# >> Animal de estimação > >> Animais exóticos >> Peter Wolfs
1. Exposição ao sol
A exposição ao sol excessiva é talvez a causa mais comum de descascamento na pele do nariz. A radiação UV do sol penetra nas camadas de proteção da pele, danificando o colágeno e a elastina, duas proteínas responsáveis pela elasticidade e força da pele. A exposição ao sol prolongada leva à fotografia, fazendo com que as células da pele morram, descasquem e galpam.
2. Secura
Climas ou ambientes secos e áridos, como espaços aquecidos internos, reduzem o equilíbrio de umidade natural da pele. A umidade insuficiente leva a uma pele seca e ressecada que rachou e eventualmente se desgasta.
3. Reações alérgicas
As reações alérgicas a produtos, produtos químicos ou cosméticos também podem resultar em descascamento da pele no nariz. Essas reações normalmente desencadeiam a inflamação e parte da reação do corpo envolve o derramamento de células da pele danificadas, levando à descamação.
4. Condições da pele
Certas condições da pele, como eczema, rosácea, psoríase e dermatite seborréica, podem levar à escala e descamação da pele e são comumente associadas a um nariz vermelho, irregular e inflamado. Cada um é causado por gatilhos distintos (genética, distúrbios autoimunes, alergias, etc.) e seus próprios regimes de tratamento.
5. Lavagem excessiva ou esfoliação
Quando você lava demais a pele no nariz ou esfrega-a incansavelmente (com produtos de cuidados com a pele, retinóides, esfoliantes), você danifica a camada superior, potencialmente deixando o nariz suscetível a problemas de inspeção da pele. Use limpadores leves e esfolie não mais que duas vezes por semana, a menos que recomendado de outra forma por um profissional de cuidados com a pele.
Se você não tiver certeza da causa exata da descascamento da pele do nariz, consulte um dermatologista para um diagnóstico preciso e recomendação adequada de tratamento.