# >> Animal de estimação > >> Farm Animals >> Breeding Farm Animals
Os animais que não cuidam de seus jovens, muitas vezes chamados de espécies semelíferos, exibem uma estratégia reprodutiva conhecida como "seleção R". Essa estratégia envolve a produção de um grande número de filhos com o mínimo de investimento dos pais. Ao produzir muitos ovos, esses animais aumentam as chances de que pelo menos alguns de seus filhos sobrevivam e atinjam a maturidade reprodutiva, apesar da falta de cuidados parentais.
Razões -chave para produzir muitos ovos em espécies semelíferas:
1. Altas taxas de mortalidade :Animais semelparosos geralmente vivem em ambientes com altos níveis de predação, doenças ou outros perigos que podem levar a altas taxas de mortalidade entre os filhos. Ao produzir um grande número de ovos, eles aumentam as chances de que alguns sobreviverão apesar desses riscos.
2. Atendimento dos pais limitados :Ao contrário dos animais que fornecem um extenso cuidado dos pais, como fornecer alimentos, proteção e ensinar habilidades de sobrevivência, as espécies semelíticas investem energia mínima para criar seus jovens. Em vez disso, eles se concentram em reproduzir o máximo de vezes possível antes de morrerem.
3. Curta vida útil :Muitas espécies semelparas têm uma vida útil relativamente curta. Eles podem ter apenas um ou alguns ciclos reprodutivos durante a vida, portanto, é crucial produzir um grande número de ovos durante cada ciclo para garantir que seus genes sejam passados para a próxima geração.
4. Adaptabilidade :Produzir muitos ovos permite um maior grau de diversidade genética entre os filhos. Essa diversidade aumenta as chances de que alguns indivíduos possuam características mais adequadas para mudar as condições ambientais, aumentando assim as chances de sobrevivência das espécies a longo prazo.
5. Alto sucesso reprodutivo: O objetivo principal das espécies semelparas é se reproduzir com sucesso antes que sua vida útil termine. Ao produzir muitos ovos, eles maximizam suas chances de alcançar o sucesso reprodutivo, mesmo com recursos limitados e alto risco de mortalidade na prole.
Exemplos de animais semelparosos incluem salmão do Pacífico, moscas e algumas espécies de lula e polvo. Esses animais investem pesadamente na produção de um grande número de ovos, geralmente à custa de suas próprias vidas, para garantir a continuação de suas espécies.