Que animais se extinguiram devido à seleção natural e por quê?

Embora a seleção natural seja uma força motriz na evolução, as extinções das espécies são tipicamente o resultado de uma complexa combinação de fatores, em vez de serem diretamente causados ​​apenas pela seleção natural. A seleção natural opera no contexto de um ambiente em mudança e age em características individuais que fornecem uma vantagem ou desvantagem na sobrevivência ou reprodução. Aqui estão alguns exemplos de espécies que foram extintas devido a uma combinação de fatores que incluem seleção natural:

1. Dodos (Raphus Cucullatus) :

- O Dodo, um pássaro sem voos nativo das Maurícias, foi levado à extinção principalmente devido a atividades humanas, incluindo caça e destruição de habitats.
- No entanto, a seleção natural também desempenhou um papel. Enquanto o Dodo prosperou inicialmente na ausência de predadores naturais nas Maurícias, eles evoluíram certos traços que os tornaram mais vulneráveis ​​aos seres humanos, como perder sua capacidade de voar e se tornar mais confiantes de seres humanos.


2. Vaca marinha de Steller (Hydrodamalis gigas) :

- Este enorme mamífero marinho morava no Oceano Pacífico Norte. As vacas do mar de Steller foram caçadas à extinção por seres humanos dentro de algumas décadas de sua descoberta.
- A extinção deles também foi parcialmente atribuída à sua lenta taxa reprodutiva, tornando -os altamente suscetíveis a cair e incapazes de recuperar sua população rapidamente.


3. Passageiro Pigeon (Ectopistes Migratorius) :

- Uma vez abundante na América do Norte, o pombo de passageiros foi levado à extinção devido a cair e desmatamento.
- O imenso tamanho da população e o comportamento gregário, embora vantajosos para a sobrevivência e a descoberta de alimentos, também os tornaram vulneráveis ​​à caça em massa e à perda de habitat.


4. tigre tasmaniano (Thylacinus cynocephalus) :

- O tilacino, um nativo marsupial da Tasmânia, foi extinto no século XX.
- Embora a destruição e a caça dos habitat tenham desempenhado um papel significativo em seu declínio, acredita -se que a introdução do dingo, uma espécie canina, contribuiu para a incapacidade do tilacino de se adaptar e competir pelos recursos.


Embora esses exemplos ilustrem como fatores ecológicos, antropogênicos e até evolutivos desempenharam um papel nas extinções de espécies, é importante reconhecer que a seleção natural opera como um mecanismo para adaptar indivíduos nas populações, em vez de causar extinções diretamente. A perda de biodiversidade é uma questão complexa e multifacetada que requer esforços abrangentes de conservação para proteger espécies e ecossistemas ameaçados.