A baleia azul (Balaenoptera musculus) é o maior animal que já viveu. As baleias azuis adultas podem atingir comprimentos de mais de 30,5 metros e pesar até 200 toneladas (181 toneladas). Somente suas línguas podem pesar tanto quanto um elefante.
As baleias azuis são encontradas em todos os oceanos do mundo, mas são mais comuns nas regiões subpolares. Eles são mergulhadores profundos e podem atingir profundidades de mais de 305 metros. As baleias azuis se alimentam de krill, pequenos crustáceos que eles filtram da água usando suas placas de baleen.
As baleias azuis são animais sociais e vivem em vagens de até 100 indivíduos. Eles se comunicam usando sons de baixa frequência que podem viajar por centenas de quilômetros. As baleias azuis também são conhecidas por suas longas migrações. Eles viajam de seus jardins de alimentação nas regiões subpolares para seus criadouros nos trópicos e voltam a cada ano.
As baleias azuis são listadas como ameaçadas pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Suas populações foram severamente esgotadas pela baleia comercial. No entanto, graças aos esforços de conservação, seus números estão lentamente começando a se recuperar.