O nitrogênio deixa o corpo de um animal principalmente através do processo de excreção, que envolve a remoção de resíduos do corpo. Aqui estão os principais caminhos pelos quais o nitrogênio é excretado:
1. Urina:Os rins desempenham um papel crucial na filtragem de resíduos da corrente sanguínea e convertendo -os em urina. Compostos nitrogenados, particularmente uréia e creatinina, são os principais componentes da urina. A uréia é formada no fígado como resultado do metabolismo das proteínas, enquanto a creatinina é produzida pela quebra do tecido muscular. Os rins secretam ativamente esses compostos nitrogenados na urina, que é então armazenada na bexiga e periodicamente eliminados durante a micção.
2 FECES:Algum nitrogênio também é excretado através das fezes. As fibras dietéticas e a matéria bacteriana não digeridas contêm compostos nitrogenados. Quando essas substâncias passam pelo trato digestivo e não são absorvidas, elas são excretadas como resíduos sólidos. A quantidade de nitrogênio perdida através das fezes depende da dieta e da eficiência digestiva do indivíduo.
3. Gases exalados:uma pequena quantidade de nitrogênio pode ser perdida através de gases exalados. Quando as proteínas são metabolizadas, a amônia (NH3) é produzida como um produto intermediário. No entanto, a amônia é altamente tóxica para o corpo e é rapidamente convertida em uréia no fígado. Uma pequena fração da amônia produzida pode escapar da conversão e ser exalada pelos pulmões.
A proporção relativa de nitrogênio excretada através da urina, fezes e gases exalados pode variar dependendo da espécie, dieta e taxa metabólica do animal. Em geral, a urina é a rota primária de excreção de nitrogênio, especialmente para animais com dietas de alta proteína.