Os tunicatos eliminam o desperdício de nitrogênio através da alimentação de filtro. Eles alimentam prendendo a água através de uma rede de muco que secretam, e os alimentos estão presos à medida que a rede passa pela boca. Essa rede de muco é muito eficaz em prender pequenas partículas na água, incluindo fitoplâncton, bactérias e matéria orgânica. Alguns tunicatos podem até filtrar vírus da água!
À medida que as partículas de alimentos ficam presas na rede de muco, elas são transportadas para o trato digestivo. O desperdício de nitrogênio, como amônia e uréia, é produzido quando essas partículas são digeridas. Esse resíduo de nitrogênio é então liberado do corpo do tunicato através de seu sifão excorrente, que é uma pequena abertura no corpo que permite que a água saia.
A remoção do resíduo de nitrogênio é importante para tunicatos, pois ajuda a impedir um acúmulo de substâncias tóxicas em seus corpos. Além disso, a rede de muco também ajuda a remover outros resíduos, como dióxido de carbono, da água, o que ajuda a manter um ambiente saudável para o tunicate.