O número de animais que morreram devido ao desenvolvimento urbano é difícil de determinar, pois não há dados abrangentes disponíveis sobre o assunto. No entanto, vários estudos forneceram estimativas do impacto do desenvolvimento urbano nas populações de vida selvagem.
Por exemplo, um estudo publicado na revista "Conservation Biology" estimou que nos Estados Unidos, pelo menos 1,5 milhão de aves são mortas a cada ano como resultado de colisões com edifícios. Outro estudo, publicado na revista "Aplicações Ecológicas", estimou que a expansão das áreas urbanas na área da baía de São Francisco resultou na perda de habitat para mais de 1.000 espécies de plantas e animais.
Embora esses estudos forneçam algumas idéias sobre o impacto do desenvolvimento urbano na vida selvagem, é importante observar que eles fornecem apenas uma imagem parcial do problema. Muitos outros fatores, como fragmentação de habitat, poluição e mudanças climáticas, também contribuem para o declínio das populações de vida selvagem nas áreas urbanas.