O que acontece com o nitrogênio em um animal depois que ele morre?

Quando um animal morre, o nitrogênio em seu corpo passa por várias transformações através de vários processos. Aqui está o que acontece com o nitrogênio após a morte de um animal:

1. Decomposição:Depois que o animal morre, o corpo começa a se decompor. Durante a decomposição, bactérias e microorganismos quebram os complexos compostos orgânicos nos tecidos do animal, incluindo proteínas e ácidos nucleicos. Esse processo libera nitrogênio em várias formas, como amônia (NH3) e compostos orgânicos de nitrogênio.

2. Amonificação:À medida que a decomposição continua, os compostos contendo nitrogênio liberados durante a decomposição passam por um colapso adicional por microorganismos. Esse processo, conhecido como amonificação, converte nitrogênio orgânico em amônia.

3. Nitrificação:Bactérias nitrificantes no solo ou água convertem a amônia produzida durante a amonificação em nitrito (NO2-) e nitrato (NO3-). Esse processo é chamado de nitrificação. Nitrito e nitrato são formas inorgânicas de nitrogênio que são nutrientes essenciais para as plantas.

4. Denitrificação:Sob certas condições, as bactérias desnitrificantes convertem nitratos em gás nitrogênio (N2). A desnitrificação é um processo anaeróbico que ocorre em ambientes alagados ou com problemas de oxigênio. O gás nitrogênio é liberado na atmosfera, completando o ciclo de nitrogênio.

5. Absorção de plantas:as plantas absorvem compostos inorgânicos de nitrogênio, como nitratos e amônio, do solo e os usam para crescimento e síntese de proteínas. Os animais consomem plantas ou outros animais, e o nitrogênio é incorporado em seus tecidos.

6. Assimilação e excreção:os animais assimilam o nitrogênio em seus tecidos, particularmente na forma de aminoácidos e proteínas. No entanto, os animais não podem usar com eficiência todo o nitrogênio que consomem. O excesso de nitrogênio é convertido em resíduos, como uréia ou ácido úrico, e excretado do corpo.

7. Retorno ao meio ambiente:Através da decomposição, nitrificação e desnitrificação, o nitrogênio contido nos restos de animais é eventualmente devolvido ao meio ambiente. Esse processo completa o ciclo de nitrogênio e garante a disponibilidade contínua de nitrogênio para o crescimento das plantas e outros processos biológicos.

No geral, o nitrogênio em um animal após morrer sofre uma série de transformações, incluindo decomposição, amonificação, nitrificação, desnitrificação e assimilação e excreção. Esses processos reciciam o nitrogênio de volta ao ambiente, onde pode ser utilizado por plantas e outros organismos, sustentando assim o ciclo de nitrogênio.