# >> Animal de estimação > >> Farm Animals >> Porcos
A coleta de sangue dos leitões pode ser feita de diversas maneiras, dependendo da finalidade específica e da idade do leitão. Aqui estão dois métodos comuns:
1. Punção da Veia Jugular:
um. Contenha o leitão com cuidado, segurando-o firmemente em seus braços ou usando um dispositivo de retenção para leitões.
b. Localize a veia jugular na lateral do pescoço. É a grande veia que corre paralela à traqueia.
c. Prepare seus materiais de coleta de sangue, incluindo agulha e seringa estéreis, tubos de coleta de sangue e compressas com álcool.
d. Limpe o local da punção no pescoço do leitão com um algodão embebido em álcool para reduzir o risco de infecção.
e. Insira a agulha da seringa na veia jugular em um ângulo raso. Você deverá sentir uma leve resistência quando a agulha entrar na veia.
f. Puxe suavemente o êmbolo da seringa para puxar sangue para dentro da seringa. Colete a quantidade desejada de sangue, conforme sua necessidade.
g. Assim que o sangue for coletado, remova a agulha da veia e aplique pressão no local da punção com um algodão embebido em álcool para estancar qualquer sangramento.
2. Punção da veia da orelha:
um. Contenha o leitão com segurança, conforme mencionado anteriormente.
b. Localize uma veia auditiva adequada. Nos leitões, as veias da orelha são normalmente visíveis na superfície externa da orelha.
c. Prepare seus materiais de coleta de sangue, incluindo uma lanceta estéril, tubos de microhematócrito ou tubos de coleta de sangue e compressas com álcool.
d. Limpe o local da punção na orelha com um algodão embebido em álcool.
e. Use a lanceta para picar suavemente a veia da orelha. Permita que o sangue flua para o tubo de microhematócrito ou tubo de coleta de sangue por ação capilar.
f. Assim que o tubo estiver cheio, remova-o com cuidado do ouvido e feche-o adequadamente para evitar vazamentos.
Lembre-se de que o manejo dos leitões e a coleta de sangue requerem técnicas de contenção adequadas para garantir a sua segurança e o bem-estar dos leitões. Se você não tem experiência em coleta de sangue, é aconselhável consultar um veterinário ou um técnico animal treinado para obter orientação adequada.