Ter mais animais pode de fato afetar a atmosfera da Terra através de vários mecanismos:
1. Emissões de metano:Sabe-se que animais como bovinos, ovinos e caprinos produzem quantidades significativas de metano (CH4) durante o processo de digestão. O metano é um potente gás de efeito estufa com um potencial de aquecimento global (GWP) 25 vezes maior que o dióxido de carbono (CO2). À medida que a população animal aumenta, as emissões totais de metano também aumentam, contribuindo para o efeito estufa.
2. Desflorestação para pastagem:À medida que cresce a procura de carne, lacticínios e outros produtos de origem animal, aumenta a necessidade de terras para pastagem e criação de gado. Isto muitas vezes leva à desflorestação, à medida que os ecossistemas naturais, especialmente pastagens e florestas, são desmatados para dar lugar a pastagens ou culturas para alimentação animal, como a soja. A desflorestação não só reduz a capacidade dos ecossistemas de absorver CO2, mas também liberta carbono armazenado de volta para a atmosfera, contribuindo ainda mais para o aquecimento global.
3. Produção de dióxido de carbono:Os animais também contribuem para as emissões de dióxido de carbono através da respiração e da decomposição dos seus resíduos. Embora as plantas absorvam CO2 durante a fotossíntese, equilibrando algumas das emissões, o grande número de animais e a quantidade de resíduos produzidos podem resultar num aumento global dos níveis atmosféricos de CO2.
4. Emissões de óxido nitroso:O óxido nitroso (N2O) é outro potente gás de efeito estufa produzido através da decomposição de estrume animal e resíduos. Tem um PAG quase 300 vezes maior que o CO2. À medida que aumenta o número de animais, aumenta também a produção de N2O, intensificando o seu efeito na atmosfera.
5. Emissões de Amónia:A pecuária contribui para as emissões de amónia, particularmente provenientes de sistemas de gestão de resíduos pecuários. A amônia reage com outras substâncias na atmosfera para formar partículas e ozônio, contribuindo para a poluição do ar e problemas de saúde respiratória.
É importante notar que o impacto dos animais na atmosfera pode ser gerido e mitigado. Práticas sustentáveis na pecuária, tais como a melhoria da gestão do estrume, a redução da desflorestação para pastoreio e a adopção de técnicas agrícolas mais eficientes, podem ajudar a minimizar os efeitos ambientais associados à produção animal.