A tundra é uma região vasta e sem árvores que fica no limite norte do Círculo Polar Ártico. É caracterizada por baixas temperaturas, vegetação esparsa e ciclos frequentes de congelamento e degelo. Os animais que vivem na tundra devem ser capazes de se adaptar a estas condições adversas para sobreviverem.
Alguns dos animais mais comuns da tundra incluem:
* Raposa do Ártico (Vulpes lagopus):A raposa ártica é uma raposa pequena e branca que se adapta bem ao clima frio da tundra. Possui uma espessa camada de pêlo que ajuda a mantê-lo aquecido, e suas pernas e orelhas curtas ajudam a minimizar a perda de calor. A raposa do Ártico também é conhecida por sua distinta “máscara” preta, que supostamente ajuda a reduzir o brilho da neve e do gelo.
* Caribu (Rangifer tarandus):O caribu é um grande mamífero com cascos encontrado na América do Norte, Europa e Ásia. Está bem adaptado à tundra, com patas longas e fortes que o ajudam a caminhar na neve e chifres que utiliza para cavar em busca de alimento. Os caribus também têm uma espessa camada de pêlo que ajuda a mantê-los aquecidos no inverno.
* Boi almiscarado (Ovibos moschatus):O boi almiscarado é um mamífero grande e peludo encontrado na tundra ártica da América do Norte e da Groenlândia. É bem adaptado ao clima frio, com uma espessa camada de pêlo composta por duas camadas:uma longa camada externa que elimina a neve e o gelo, e uma camada interna mais curta que isola o animal do frio. Os bois almiscarados também têm ombros grandes e curvados que ajudam a protegê-los do vento e da neve.
* Urso polar (Ursus maritimus):O urso polar é um grande urso branco encontrado no Oceano Ártico e nos mares circundantes. Está bem adaptado ao clima frio, com uma espessa camada de pêlo que ajuda a mantê-lo aquecido e uma camada de gordura que ajuda a isolá-lo da água fria. Os ursos polares também têm pés grandes e palmados que os ajudam a nadar no gelo.
* Coruja das neves (Bubo scandiacus):A coruja das neves é uma coruja grande e branca encontrada na tundra ártica da América do Norte e da Europa. Está bem adaptado ao clima frio, com uma espessa camada de penas que ajuda a mantê-lo aquecido e olhos grandes e redondos que o ajudam a enxergar nas condições de pouca luz do inverno ártico. As corujas das neves também têm asas longas que as ajudam a voar longas distâncias em busca de alimento.
Estes são apenas alguns dos muitos animais que vivem na tundra. Cada um desses animais tem suas próprias adaptações que o ajudam a sobreviver neste ambiente hostil.