1. Perda de habitat: Esta é a maior causa de perigo. À medida que as populações humanas crescem e mais terras são desmatadas para o desenvolvimento, os animais e as plantas perdem as suas casas e fontes de alimento e abrigo.
2. Caça e caça furtiva: Os animais são caçados pela sua carne, pele ou outras partes do corpo, enquanto as plantas são frequentemente recolhidas pelo seu valor medicinal ou decorativo. Práticas insustentáveis de caça e caça furtiva podem esgotar rapidamente as populações.
3. Poluição: Os produtos químicos e outros poluentes provenientes de fábricas, explorações agrícolas e veículos podem contaminar o ar, a água e o solo, tornando-os inseguros para animais e plantas.
4. Mudanças climáticas: O aumento das temperaturas globais e a mudança nos padrões de precipitação podem perturbar os ecossistemas e dificultar a sobrevivência de animais e plantas.
5. Doença: As doenças podem espalhar-se rapidamente pelas populações animais e vegetais, dizimando-as num curto período de tempo.
6. Espécies invasoras: As espécies não nativas introduzidas numa área podem competir com as espécies nativas por alimentos e recursos, e também podem transmitir doenças.
7. Superpopulação: Em alguns casos, uma população animal ou vegetal pode tornar-se tão grande que ultrapassa os recursos disponíveis, levando ao declínio.
8. Conflito entre humanos e animais selvagens: Animais que entram em contato com humanos, como por meio de caça, depredação de gado ou colisões de veículos, podem ser mortos ou feridos.