Os camelos foram trazidos para os Estados Unidos em meados do século XIX por alguns motivos:
* transporte no sudoeste americano: O Exército dos EUA, enfrentando desafios com o transporte no árido sudoeste, viu camelos como uma solução em potencial. Sua capacidade de percorrer longas distâncias sem água e carregar cargas pesadas os tornou atraentes para viagens no deserto. Esse experimento, no entanto, falhou devido à resistência cultural e ao desenvolvimento da ferrovia.
* trabalho no oeste: Alguns indivíduos particulares e empresas também importaram camelos para uso como animais de embalagem e para transportar mercadorias no Ocidente. A resistência e a resiliência dos camelos os tornaram um ativo valioso em condições difíceis.
* animais exóticos: Havia também uma curiosidade sobre camelos e um desejo de mostrá -los como animais exóticos. Alguns foram trazidos para os Estados Unidos para fins de exibição.
No entanto, o uso de camelos nos EUA não durou muito.
* Resistência cultural: Houve uma resistência significativa das pessoas no Ocidente que consideravam camelos estranhos e ameaçadores. Esse preconceito dificultou os camelos como animais de trabalho.
* Expansão da ferrovia: A rápida expansão da rede ferroviária em todo o oeste americano tornou os camelos menos relevantes para o transporte.
* Dificuldades na criação: Os camelos não eram adequados ao clima americano, e os programas de criação não tiveram êxito.
Hoje, muito poucos camelos selvagens permanecem nos Estados Unidos, com a maioria tendo morrido ou foi domesticado. No entanto, alguns descendentes desses camelos originais ainda podem ser encontrados em zoológicos e santuários de animais.