Como são plantas como animais?

Embora plantas e animais sejam muito diferentes de várias maneiras, existem algumas semelhanças:

1. Processos biológicos básicos:

* Estrutura celular: Tanto as plantas quanto os animais são compostos de células, a unidade básica da vida. Eles têm organelas semelhantes, como núcleo, mitocôndrias e retículo endoplasmático.
* Metabolismo : Tanto as plantas quanto os animais realizam processos metabólicos como a respiração, onde quebram os alimentos para produzir energia.
* crescimento e desenvolvimento: Ambos os organismos crescem e se desenvolvem ao longo do tempo, embora os processos sejam diferentes.
* Resposta aos estímulos: Plantas e animais respondem ao seu ambiente. As plantas podem se mover em direção à luz (fototropismo) e responder ao toque (tigmotropismo), enquanto os animais têm sistemas nervosos mais complexos para reagir a estímulos.
* Reprodução: Tanto as plantas quanto os animais se reproduzem, embora os métodos variem bastante.

2. Adaptação e evolução:

* História evolutiva: Plantas e animais compartilham um ancestral comum e evoluíram ao longo de milhões de anos para se adaptarem a seus ambientes.
* Seleção natural: Ambos os grupos estão sujeitos à seleção natural, onde indivíduos com características que os tornam mais adequados ao seu ambiente têm maior probabilidade de sobreviver e se reproduzir.

Aqui estão algumas diferenças a considerar:

* Aquisição de energia: As plantas são autotróficos, o que significa que fazem sua própria comida através da fotossíntese. Os animais são heterotróficos, o que significa que precisam consumir outros organismos para obter energia.
* movimento: A maioria dos animais é capaz de se mover livremente, enquanto as plantas geralmente estão enraizadas e têm movimento limitado.
* Estrutura celular: As células vegetais têm características que as células animais não têm, como paredes celulares, cloroplastos e grandes vacúolos.
* Sistema nervoso: Os animais têm um sistema nervoso que permite comunicação e coordenação complexas, enquanto as plantas possuem sistemas de sinalização mais simples.

em conclusão:

Embora as plantas e os animais compartilhem alguns processos biológicos e princípios biológicos fundamentais de adaptação, eles são fundamentalmente diferentes em termos de aquisição de energia, movimento, estrutura celular e capacidade de resposta.