# >> Animais de estimação > >> Furões >> Alimentação de furões
As larvas, sendo insetos ou animais jovens em seu estágio inicial de desenvolvimento, têm diversas preferências alimentares, dependendo de suas espécies. Algumas fontes alimentares comuns para larvas incluem:
1. Material vegetal:Muitas larvas são herbívoras e se alimentam de tecidos vegetais. As lagartas, por exemplo, são a forma larval de borboletas e mariposas e se alimentam principalmente de folhas de várias plantas. Besouros, gafanhotos e algumas espécies de mosca também têm larvas herbívoras que consomem folhas, caules, flores ou outras partes vegetais.
2. Frutas e sementes:as larvas de certos insetos são conhecidos por furtar frutas e se alimentam de sua polpa ou sementes. Por exemplo, as larvas de moscas da fruta infestam e se desenvolvem dentro de frutas, fazendo com que elas apodreçam. Os gorgulhos têm larvas que se alimentam de sementes e podem causar danos a grãos e feijões armazenados.
3. Outros insetos:Algumas larvas são predadores ou parasitóides, alimentando -se de outros insetos ou vivendo e consumindo seus hospedeiros. Por exemplo, as ninfas de libélula são predadores vorazes em ambientes aquáticos, pegando e comendo insetos e crustáceos menores. As vespas parasitárias colocam seus ovos dentro ou dentro de outros insetos, e as larvas em desenvolvimento se alimentam dos tecidos corporais do hospedeiro.
4. Matéria orgânica em decomposição:Muitas espécies de moscas, como moscas domésticas e moscas, têm larvas que são saprófagos, o que significa que se alimentam de matéria orgânica em decomposição. Essas larvas prosperam em montes de compostagem, lixo e outros ambientes com a matéria vegetal e animal em decomposição.
5. Organismos aquáticos:As larvas de insetos aquáticos, como caddisflies, moscas e moscas, são comumente encontradas em habitats de água doce. Eles se alimentam de algas, microorganismos e outros pequenos organismos na água. Algumas larvas aquáticas, como as larvas de mosquito, são alimentadores de filtro, alinhando partículas suspensas da água.
6. Produtos de origem animal:Algumas larvas, como as larvas de besouros e traças de roupa, são conhecidas por se alimentar de produtos de base de animais, incluindo lã, pêlo e couro. Essas larvas podem causar danos significativos a roupas, tapetes e outros têxteis.
7. Fluidos sanguíneos ou corporais:Certas larvas de insetos parasitas, como larvas de mosquito, se alimentam do sangue de vertebrados, incluindo seres humanos e animais, quando se tornam adultos. Outras larvas parasitárias, como larvas de Botfly, vivem sob a pele ou dentro dos corpos de seus hospedeiros, alimentando -se de seus fluidos corporais.
É importante observar que a dieta específica de uma larva varia com base em suas espécies e nicho ecológico. Os exemplos mencionados acima fornecem um vislumbre das diversas preferências alimentares de larvas em todo o mundo dos insetos.